terça-feira, 27 de outubro de 2015

TROTES BRASILIANOS do livro “Além do Feijão com Arroz”

"Nem Pedro Pio nem Paulo Trajano me alertaram sobre os trotes nos novatos. E são muitos. Logo na primeira hora do expediente, me disseram que teria que conferir as somas dos balanços das fichas cadastrais. Havia uma diferença de alguns cruzeiros entre a soma total e o balanceie do banco. Na época, não havia qualquer mecanização. Todas as operações de crédito rural eram registradas em fichas — mais de três mil delas. Depois de revelar que era gozação, pediram que eu comprasse no comercio local uma “máquina de achar diferença” e, na única livraria da cidade, pedira CIC, os livrões com a Codificação das Instruções Circulares tio banco. O dono da livraria se prestou a participar da brincadeira. “Hoje estamos em falta, mas você encontra em Sousa”, uma cidade vizinha.
Outro trote era muito mais torturante. Já nas primeiras horas, meus colegas disseram que, sendo o novato, eu deveria pagar jacaré de coco para todos no intervalo das 10 às 10,15. No semiárido tem jacaré?, estranhei. Mas era outra  a questão que afligia: eu não tinha dinheiro. Nem comigo e nem guardado. Como é que pagaria o tal jacaré para todos os mais de trinta funcionários? Cada vez que davam um tapinha em meu ombro e avisavam, tentava sorrir. Não sabia o que fazer  tinha vergonha de dizer que não poderia pagar. Saía um meio sorriso, com cara de deus-me-acuda.
No intervalo, enquanto os funcionários tomavam café, fumavam seus cigarros, puxavam papo, eu só pensava no tenebroso jacaré. A iguaria do vendedor ambulante, pão doce em forma do bicho, coberto de coco amarelo me apavorou. Ainda que confeitado, era um réptil de sangue-frio, quase sangue de barata. Meus colegas se empanturravam, pediam permissão para repetir. “É... claro...”. No final das contas (e que contas!), cada um pagou o seu. Não sem antes me torturarem até onde podiam".

 Maílson da Nóbrega - “Além do Feijão com Arroz”
Pag. 80/81

Nenhum comentário:

Postar um comentário