quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O TEMPO E A FOTOGRAFIA DE CAJAZEIRAS

No passado era apenas assim: "preto e branco como o cinema mudo". Mas as cores do tempo, junto com os desafios da modernidade, transformaram nossas ruas do presente em imagens sépia e ocres. Abaixo, algumas imagens de locais de nossa cidade que o tempo não coloriu, pois simplesmente são registro de nossa história, que ponteia e consola nossas fatigadas almas de lembranças. Lembranças em preto e branco.
Casarões que ficava em frente a Praça do Congresso. Popularmente conhecida como Praça da Prefeitura. Vê-se ao fundo a torre da caixa d'água do Hotel Oriente.
Antigo Dispensário de Tuberculoses que ficava na antiga estrada que começava ao lado do Hospital Regional indo até a zona rural.
Década de 60 - Rua Padre José Tomaz. Ainda sem o alargamento  do trecho que liga a Praça dos Carros ao Cine Éden.
Década de 70 - Rua Tenente Sabino. Hoje calçadão da Tenente Sabino


Fonte:



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cajazeiras, ontem e hoje!

Cajazeiras, ontem e hoje!
A Rua Victor Jurema era quase despovoada. A casa de Tota Assis ao lado e quase mais nada.



É este o atual estado de degradação em que se encontra o solar de Vicente Barreto! É chocante, não se pode com abandono destruir a nossa memória.

Temos que reverter este retrato de um presente sem história! Errando pela Europa em junho passado vi o carinho que este povo tem pelo seu passado. Não é preciso destruir para progredir, é preciso descobrir a verdadeira vocação dos monumentos históricos!

Não caberia aqui um restaurante? Cajazeiras tem vários, tem até um chamado de Restaurante Avenida, imprensado na Rua Padre Rolim que muito bem poderia funcionar aqui! Hoje na era do automóvel é mais que necessário estacionamento, lá isto não tem. Eu até não conheço por este problema. Um restaurante neste local seria a sua revitalização!  E há herdeiros de Vicente Barreto dono de restaurante.