quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Otacílio Jurema, o homem e o mito

     Morreu Otacílio Jurema, mas o mito continua. O mito do homem sério, corajoso e de bom coração. Na galeria das expressões maiores da vida pública de Cajazeiras e da Paraíba, estará sempre a figura humana e ex- traordinária de Dr. Otacílio Guimarães Jurema. O tempo passa e o seu exemplo raro de intelectual, médico, político, homem de ação e prestígio, continua na lembrança dos que o conheceram e na memória do povo cajazeirense. 
     
     Otacílio Jurema. O homem e o mito. Uma lição de vida pautada na honestidade na dedicação à Medicina na solidariedade e na grandeza do seu espírito público em defesa dos humildes e dos interesse maiores da cidade de Cajazeiras. 
     As pessoas admiravam-no pela franqueza e coragem. Era só desafiá-lo! E aguardar o protesto sincero, sem demagogia, de quem fustigava consciências e humilhava até poderosos. De forma sucinta, vamos mostrar: 


A TRAJETÓRIA DE UM LÍDER 
     
Inauguração Praça D Moisés Coelho, oradora Angelita Tavares
     1923 – colação de grau na Faculdade de Medicina. 
O jovem médico 
     1924 – formado, Dr. Otacílio Jurema chegava à Cajazeiras. Foi o primeiro médico a fazer residência na cidade. 
     1927 – os doutores, Otacílio e Celso matos montaram na rua Tenente Sabino, onde funcionou o OBJETIVO, a clínica CASA DE SAÚDE MIGUEL COUTO. 
     1929 – exerceu durante alguns meses atividades médicas na cidade de Bauru – SP. 
     1930 – na Revolução de Outubro foi tenente médico do 23° Batalha de Caçadores, com sede no Ceará. 
     1936 – no dia 27 de janeiro, iniciou sua vida pública como vereador do município de Cajazeiras. 
     1947 – Secretário de Educação e Saúde do Estado da Paraíba no governo de Oswaldo Trigueiro. 
     1950 – médico do Hospital do IPASE em Campina Grande – PB.  
     1951 – prefeito do município de Cajazeiras em seu primeiro mandato.
     1954 – compõe chapa para o Senado Federal, sendo titular o empresário João Cavalcanti de Arruda e o Dr. Otacílio. Suplente assumindo o mandato por quase 3 anos. 
     1959 – prefeito municipal de Cajazeiras no seu segundo mandato.
     1963 – deputado estadual da Paraíba com grande atuação no plenário da Assembleia Legislativa. 
1966 – Candidato outra a Deputado Estadual. Não logrando êxito e, decepcionado, abandonou a política.
1987- faleceu em 10 de agosto, em sua residência, na Rua Victor Jurema, esquecido, cercado apenas pelo carinho dos seus cães, pássaro e alguns amigos.
MEIO SÉCULO DEPOIS 
Posse do Dr. Otacílio Jurema como prefeito em 1963
     Estamos em 1954 e a campanha para escolha do novo prefeito já está por toda a cidade. O Dr. Otacílio aponta os seus candidatos: o empresário Antônio Cartaxo Rolim e como vice Dr. Vicente Leite Rolim que enfrentarão o agropecuarista Acácio Braga Rolim, ao lado do poeta Cristiano Cartaxo, seu vice. Já o Dr. Otacílio era convidado a integrar como suplente a chapa do Dr. João Cavalcanti Arruda, candidato do PL ao Senado da República. O médico Otacílio era uma forte liderança que despontava nos sertões, e em toda a Paraíba, conhecido por sua dignidade, ação humanitária, honestidade, e, acima de tudo, como um defensor dos humildes. 

Homenageado por Juarez Távora
     Eleições de outubro de 1954. Vieram os resultados das urnas com algumas surpresas. Senadores João C. Arruada 110.000 votos, Argemiro de Figueiredo 109.416 votos e Francisco de Assis Chateaubriand B. de Melo, 103.716 votos. 
     Há dois fatos interessantíssimos nesta disputa para o senado. Os primeiros Dr. Otacílio Jurema foi o mais votado dos suplentes. Detalhe marcante a sua quantidade de votos foi maior que a do segundo senador eleito, Dr. Argemiro de Figueiredo, de grande prestígio político em Campina Grande e na capital do estado, além de ter sido interventor da Paraíba. Era, sem dúvida, a presença do prestígio e da força política de Cajazeiras, no cenário político paraibano. 
     
Com Juscelino Kubitschek 

     O segundo fato interessante: o Dr. João Cavalcanti de Arruda, filho de Bonito de Santa Fé, residente em São Paulo, empresário, venceu um dos maiores caciques da televisão e do radiojornalismo brasileiro, o todo-poderoso dos Diários Associados, o paraibano de Umbuzeiro, Dr. Assis Chateaubriand, mecenas das artes e pioneiro da tv, no Brasil. Como suplente, o Doutor Otacílio assumiu o mandato por quase três anos, com nobreza de ideias e competência, sempre em defesa da região e do seu estado, tornando-se, na época, o filho mais ilustre dos Sertões do Rio do Peixe, na Câmara Alta do País. Teve atuação brilhante no senado. No ano de 1958, proferiu um 
O Senador Otacílio Jurema visitando os flagelados da seca de 1958
dos mais belos discursos sobre o tema A SECA NO NORDESTE, uma verdadeira peça oratória, chamando a atenção de todo o parlamento. Mas o Rio de Janeiro não o encantou. A paixão telúrica por Cajazeiras era maior. E o Doutor volta para ser, outra vez, o prefeito da sua terra e fica junto do seu povo e amigos. 
Na posse segundo mandato em 1959 com o governador Pedro Gondim
 Dr. Otacílio, uma popularidade que virou legenda. O nosso Senador do Sertão.
Os  grandes comícios com passeatas inesquecíveis com a frasqueira presente em peso.
Inauguração da sede do Fórum que ficava no pavimento superior da Prefeitura
Na posse segundo mandato em 1959 com o governador Pedro Gondim
Uma das suas últimas fotos na sua resicência





Nenhum comentário:

Postar um comentário