quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O escultor baiano Pedro Ferreira


 É de sua autoria o Cristo da Cidade de Cajazeiras, oferta de um cajazeirense, Silvino Bandeira de Melo, através de seu Governador, para ser colocado no ponto mais alto da cidade. 
Com 4 metros de altura, somados aos 6 metros de pedestal, o monumento alcançava 10 metros de altura. Representa Cristo com braços abertos, como o Redentor do Rio de Janeiro e alguns dos outros Cristos do próprio Pedro Ferreira.
 Embora seja autor de obras importantes, O escultor Pedro Ferreira passa quase desapercebido na historiografia da arte baiana. Trata-se de artista que pertence ao tempo em que o neoclassicismo se impunha à cultura Ocidental, porém, ainda restavam, na Bahia, as práticas do período barroco, em especial a cópia dos grandes mestres renascentistas. Pedro Ferreira foi um desses artistas e teve como principal inspirador Murillo, da escola espanhola.

Obras do escultor baiano Pedro Ferreira:
O conjunto "A visão de São Francisco", presente do conselheiro Francisco da Silva Pedreira à Igreja do Convento de São Francisco, foi executado por Pedro Ferreira, escultor baiano, nascido em Santo Amaro da Purificação, Bahia, em 17 de setembro de 1896.
Pedro Ferreira foi o autor do conjunto mais impressionante da igreja franciscana e está no lugar mais privilegiado do altar-mor. Só essa obra perpetua seu nome.