quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Rivaldo Antônio Santana - O Maestro.

Fonte: Blog Cajazeiras de Amor (Francisco Cleudimar F. de Lira)
O Maestro Rivaldo Antonio Santana (foto) era natural da cidade de Vitória de Santo Antão no Estado de Pernambuco. No início dos anos 60, aportou em Cajazeiras através de um circo onde era integrante do grupo de músicos do mesmo. Com a saída do circo, o maestro preferiu ficar na cidade, já que a mesma consolidava os primeiros acordes para formação de sua orquestra. Na banda cajazeirense, a sua primeira apresentação em público se deu na execução de duas peças, o Hino Nacional Brasileiro, com arranjos simplificados e o dobrado Capitão Caçula (Marcha do Soldado).
Já entrosado com os músicos locais, participando ativamente de monitorias para formação de fanfarras escolares, bem como, as atividades ligadas a músicas na cidade, o maestro Rivaldo Santana, decidiu compartilhar a sua experiência na área com outros municípios vizinhos, como foi o caso do trabalho feito a partir de 1962, na cidade de Ipaumirim, onde o músico praticamente fundou a Banda Municipal e dividiu também as suas habilidades de arranjador na formação da primeira orquestra de baile daquela cidade cearense, citada abaixo pelo músico Francisco Joaquim Farias.
Banda de Música de Ipaumirim/CE.
Foi no dia 07 de setembro daquele corrente ano de 1962 que a bandinha, pela primeira vez, fez ecoar seus acordes pelas ruas da cidade. Estava, naquela festiva data de comemoração da Independência, lançado em Ipaumirim aquele que foi, até o presente momento, o projeto que mais revelou talentos na arte, com alguns conhecidos em todo o Estado.” E acrescentou, “Essa Orquestra, que teve um copioso trabalho de ensaios, pela inexperiência dos músicos em atuar em um novo segmento, a música popular, teve a oportunidade de associar a qualidade notável dos arranjos do Mestre Rivaldo Santana.”
Sua grande colaboração a cultura de Cajazeiras é irretocável e foi reconhecida no brilhante trabalho que fez como professor de música, regente da filarmônica Santa Cecília e no coral João de Deus, que na época era ligado ao antigo NEC - Núcleo de Extensão Cultural, órgão vinculado  ao antigo Campus V da UFPB, pelo qual o maestro respondia pela coordenação de música. Formador de uma geração de músicos,
Rivaldo Santana foi um incentivador incansável da busca de novos talentos. Passou por quase todas as orquestras formadas na cidade, como fui o caso das orquestras “Chaveron” e “Manaíra”, onde o maestro deu sua colaboração como músico e arranjador.  A sua morte foi uma perca para a música cajazeirense. Ocorreu na cidade de Campina Grande, Paraíba, em setembro de 2006.


4 comentários:

  1. Participei por muitos anos do coral,entrei como mascote,pois não fazia Universidade,ainda estava terminando a 8ª série,ingressei a convite de João de Deus após o meu aniversário de 15 anos,onde o coral cantou a missa,foi o meu presente de aniversário.Fizemos muitas apresentações em Cajazeiras , nas cidades do nosso estado,como também dos estados do Ceará,Pernambuco,Rio G.do Norte e claro não éramos os "Paralamas" mas cantamos várias vezes na capital João Pessoa...depois das apresentações fazíamos a nossa festa cantando e ouvindo as histórias de Rivaldo,João de Deus<Netinha,Aurinete,Alberto,Dedé,Riba...e tantos outros membros...SAUDADES

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem participei do coral da Universidade ou melhor dizendo da FAFIC, fomos praticamente os fundadores e incentivadores desse coral: eu, João de Deus, Sofia Liberato, Lena Guimarães,Fatima Abreu, Aurinete e Rivaldo Santana.Tempos bons que não voltam mais ...

    ResponderExcluir
  3. Esse foi meu PAI,que me ensinou o que é a vida,me formou um cidadão de bem com seu extenso conhecimento,nunca houve uma pergunta que ele não soubesse me responder,sinto sua falta papai,falta da nossa convivência todos os dias,falta de montar o pedestal do seu teclado,ligar a fonte,conectar os cabos e tocarmos juntos no fim de tarde,Maestro Rivaldo Santana o extraordinário músico.eternas saudades.

    rivaldosantana6@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Meu nome é Eros Nascimento, filho caçula do poeta Hermes Nascimento. Meu pai compôs o hino oficial de Cabedelo/PB.
    Gostaria de ter contatos do maestro, pois acreditou que ele gravou junto com meu pai o hino da cidade, que hoje está perdido.

    ResponderExcluir